Vidais - Caldas da Rainha - Março 2017

DOMINGO 5 DE MARÇO 2017
Caminhada em Vidais – Caldas da Rainha

“Ao longo da fronteira entre os antigos Coutos de Alcobaça e as Terras da Rainha”

 A fronteira natural entre a região de Alcobaça que pertencia à Ordem de Cister e as terras da Casa das Rainhas era constituída essencialmente pelos cursos de água, desde a Lagoa de Alfeizerão e pela bacia hidrográfica do Rio Tornada, até às imediações do Casal do Rei.

 Após a extinção das ordens religiosas em 1834 e a reforma administrativa de 1855, muitas das terras dos monges foram integradas no concelho de Caldas da Rainha, mas ainda hoje é possível distinguir diferenças entre os Coutos de Alcobaça e as Terras da Rainha, sobretudo na forma de organização administrativa, na presença dos antigos equipamentos agrícolas e na forma de povoamento das duas regiões.

Essa vai constituir a principal descoberta nesta antiga zona de fronteira entre as terras das duas históricas instituições: a Ordem de Cister e a Casa das Rainhas. A próxima caminhada vai ser em Vidais, povoação que pertencia ao concelho de Alvorninha dos Coutos de Alcobaça e que se situa mesmo junto à ribeira que constituiria a fronteira entre as terras das duas instituições.

 Vamos ter oportunidade de caminhar de um e do outro lado da ribeira, verificando eventuais diferenças ainda hoje visíveis nestas terras.


.