150º Paseio Pedestre A-dos-Negros (Óbidos), cerco à barragem do Arnóia 26 Janeiro 2014

Caros amigos caminheiros, desta vez iremos caminhar no concelho de Óbidos mais especificamente entre as aldeias de A-dos-Negros e a Gracieira dando a primazia aos caminhos das margens da albufeira da barragem do rio Arnóia. O trajeto vai ter uma componente quase exclusivamente ligada à natureza, vamos passar - eu diria quase desbravar - floresta "virgem" em certas zonas do percurso. 

Quanto à componente urbana passaremos na aldeia de A-dos-Negros e vamos tentar visitar a capela do Santissimo Sacramento. Aconselhamos a usarem calçado impermeável e a levar uma muda de calçado,pois, mesmo que não chova até Domingo - conforme prevê a meteorologia - como passaremos em zonas húmidas perto da albufeira e de linhas de água, alguma lama nos irá acompanhar. 

 Podem levar gravador ou acionar a gravação dos telemóveis, pois, o chilrear de passarinhos e o borbular das linhas de água por onde passaremos quererão afagar de melodias os nossos timpanos No cartaz colocamos o nível 3,5 (escala de 1 a 5) que traduz uma média, na realidade se não chover entretanto optaremos por uma parte do trajeto mais branda, nível 2,5, contudo, se o tempo não permitir a evapotranspiração dos terrenos teremos quase no fim da caminhada optar por uma subida algo ingreme que colocará a caminhada ao nível 4. Abraço, 

 Ricardo Oliveira 

A-dos-Negros (Óbidos), cerco à barragem do Arnóia 26 Janeiro 2014 



PERCURSO: circular, com início no Grupo Desportivo e Recreativo local. Serpentearemos a aldeia no sentido sul-norte, atravessaremos a ponte sobre o rio Arnóia, inflectiremos para poente acompanhando a albufeira em direcção dos “Casais do Alvito” até chegarmos à barragem. Continuaremos sempre contornando a albufeira agora no sentido norte- sul. A certa altura deixaremos a albufeira, e seguindo para sul, acompanharemos ribeiros que desaguam na barragem numa zona de floresta autóctone densa até atingirmos o “Casal Redondo” para depois descermos ao longo da estrada dos ingleses aproximando-nos novamente da albufeira, cruzaremos a estrada municipal M585 até chegarmos novamente a A-dos-Negros.




Organização – GRUPO DE CAMINHEIROS DOS PIMPÕES e Casa da Cultura de S.M.Porto Apoio local: Grupo Desportivo e Recreativo de A dos Negros