144º Passeio Pedestre Louções Turquel

Domingo 26 de Maio 2013 Passeio Pedestre Louções Turquel


O termo Louções parece remeter-nos para a produção de louça, contudo, é frequente que os topónimos tenham uma origem muito diferente daquela que se nos afigura nos dias de hoje. Já a aldeia vizinha de Gaiteiros nos remete para a produção ou moradia de executantes musicais. Tal como quase todas as aldeias nesta região de relevo muito acidentado, o povoado de Louções estende-se ao longo do caminho na crista da colina, deixando livres os terrenos propícios à agricultura e fugindo às encostas de declive muito acentuado. A fonte dos Murtórios, para além de proporcionar o abastecimento de água à aldeia, é ainda local de tradição muito curiosa: a ela se deslocam os noivos no segundo dia do seu casamento para que ali lhes sejam lavados os pés.

 Os acompanhantes poderão não escapar a uma molhadela, no ambiente de festa que rodeia o acontecimento. No profundo vale da Ribeira da Lage podemos encontrar ainda as ruínas do grande lagar de azeite, que fazia parte dos equipamentos de produção que os monges de Cister desenvolveram ao longo dos antigos Coutos de Alcobaça. No caminho ao longo da ribeira e nas veredas que sobem as colinas encontramos espécies vegetais endémicas que nos surpreendem pela sua singularidade, sejam as variedades de fetos, sejam os morangos silvestres ou as orquídeas selvagens.

 O Rancho Folclórico Mira-Serra foi fundado em 31/12/1987 e desde então, para além da representação da freguesia e do concelho nas diversas manifestações folclóricas, tem desenvolvido também - nas suas instalações que foram crescendo ao longo do tempo - actividades de futebol de salão, ginástica, cursos de RVCC e o torneio nacional de matraquilhos, bem como na sua cozinha se preparam, pelas mãos sábias das mulheres da aldeia, as delícias gastronómicas que todos apreciamos. --- /// ---